Observatório da Jihad


25.8.06

O Islão constitui uma ameaça para o Ocidente

Uma sondagem publicada no "The Daily Telegraph", revela que mais de metade dos britânicos pensa que o Islão constitui uma ameaça para o Ocidente, mais um terço do que acontecia há cinco anos.

Segundo o inquérito, realizado pelo instituto YouGov junto de 1.757 adultos, 53% das pessoas questionadas consideraram que o Islão, independentemente das organizações fundamentalistas, ameaça a democracia liberal ocidental, contra 32% numa sondagem idêntica da YouGov feita após os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos.
A sondagem foi feita já depois de ter sido divulgado o caso da preparação de atentados terroristas visando atingir os aviões comerciais de ligação entre os Estados Unidos e a Grã-Bretanha. Todas as pessoas interrogadas até agora, no âmbito desse processo, são muçulmanas.
A percentagem de pessoas, questionadas para o inquérito, que consideram que muitos dos muçulmanos britânicos não são solidários com o país e podem participar em actos terroristas é de 18% contra os 10% com a mesma opinião após os ataques terroristas nos transportes públicos londrinos de 7 d e Julho de 2005.
Por outro lado, apenas 16% concorda com a afirmação de que praticamente todos os muçulmanos britânicos são cidadãos pacíficos e respeitadores da lei, que lamentam os atentados terroristas tanto como qualquer outra pessoa.

2 Comments:

At 12:40, Blogger Virus said...

Ou seja, a comunidade muçulmana sabe bem com que linhas se cose e onde é que está.

Pena é que os seus líderes insistam invariávelmente em querer "tapar o sol com a peneira", afirmando peremptóriamente que só uma pequena minoria é que cria problemas e não está integrada! Enquanto eles próprios não reconhecerem o problema, nunca vão conseguir lidar com ele de uma forma séria e honesta.

Faz lembrar um bocado o que se passa com os drogados, isto é, se não partir deles a aceitação do seu problema então nunca poderão sair da teia em que se envolveram!

 
At 15:41, Blogger Anthrax said...

Bom, nos casos das sondagens há que ter alguma cautela quando se tecem comentários.

1º porque todo e qualquer resultado depende da constituição da amostra e os dados da da constituição da amostra são domínio de quem a realizou. Além disso, as respostas variam bastante em função do sexo, faixa etária, condição social etc.

2º porque todo e qualquer resultado também depende da altura em que se faz. Se, se fizer uma sondagem quando não acontece nada o resultado é um. Se, se fizer uma sondagem depois de acontecer alguma coisa, é claro que o resultado vai ser outro.

Por isso, meu caro Vírus, parece-me que neste assunto não estamos de acordo. Porque pelos resultados daquela sondagem, não podemos aferir que «a comunidade muçulmana sabe bem com que linhas se cose e onde é que está.».

O que podemos aferir é:

1º que 53% das pessoas acham que o Islão é uma ameaça à democracia liberal porque o plano foi descoberto no Reino Unido. Após o 11 de Setembro só 32% consideravam isso, porque as torres caíram foi em Nova Iorque e não em Londres. Portanto, aqui temos a questão da territorialidade.

2º que 18% das pessoas acham que os muçulmanos britânicos são capazes de praticar actos terroristas quando em Julho de 2005 somente 10% achava o mesmo. Assim sem saber mais nada, a única coisa que se pode dizer é que este aumento pode, eventualmente, ser justificado por duas ocorrências num período, pouco mais, de 12 meses.

3º Os 16%, podem significar que a comunidade muçulmana no Reino Unido pode vir a ser alvo de um efeito de «backlash». Mas o que significa logo à partida, é que neste momento aquela comunidade não está lá muito bem vista.

Mas lá está, isto de comentar sondagens é sempre uma gaita porque nunca se está na posse dos elementos todos.

 

Enviar um comentário

<< Home