Observatório da Jihad


7.12.06

Egipto deporta 10 europeus suspeitos de terrorismo

O Egipto deporta hoje 10 europeus que foram detidos por suspeita de fazerem parte de uma rede terrorista, indicaram as autoridades.
Trata-se de oito franceses e dois belgas que chegaram na noite de quarta-feira ao aeroporto da capital egípcia entre rigorosas medidas de segurança, para serem hoje transferidos para Bruxelas num vôo charter.
O Ministério do Interior do Egipto disse que os europeus serão deportados para que as autoridades dos respectivos países prossigam as investigações sobre as suas relações com uma célula terrorista, que supostamente treinava egípcios para perpetrar atentados no Iraque.
Outro cidadão francês será deportado nos próximos dias, depois de a polícia egípcia terminar as investigações que iniciou.
De acordo com as autoridades egípcias, os 11 europeus fazem parte de uma rede formada por 21 pessoas, que incluiria um norte-americano, além dos franceses e belgas. A maior parte dos suspeitos tem origem árabe, mas também há europeus convertidos ao Islão.
O grupo também seria composto por vários árabes, sete dos quais egípcios, um sírio e um tunisino.
As autoridades egípcias estão a estudar a eventual deportação do norte-americano, do tunisino e do sírio. Os sete egípcios deverão ser enviados à promotoria egípcia.
in Diário Digital