Observatório da Jihad


20.9.06

A fé e a razão

por José Júdice
in Metro, 20/09/06

[…] Muito dificilmente se poderá considerar estas palavras [do Papa] ofensivas para quem quer que seja, a menos que se seja um fanático impermeável à razão, ou à fé. As manifestações histéricas da «rua árabe» contra o Papa, ou os pedidos de desculpa exigidos pelos políticos dos países islâmicos e os ataques a igrejas na Palestina, não são reacções de quem está disposto a ouvir, a dialogar e a aprofundar o diálogo inter-religioso e intercultural. São reacções fanáticas, irracionais, perigosas. Não é decretando sentenças de morte contra o Papa, como fizeram clérigos islâmicos, que se demonstra um profundo amor ao diálogo e um espírito tolerante e dialogante. O que o Islão precisa não é de desculpas do Papa, é do seu próprio Ratzinger e de teólogos que procurem casar Maomé com Darwin.

4 Comments:

At 22:31, Anonymous Anónimo said...

cool blog, you are doing a very good job here. i added you to my blog list. all the best for you! holger

 
At 02:58, Anonymous Anónimo said...

Urge que o islã se reforme o mais rápido possivel.
Há anos que se espera isto porém nada acontece infelizmente.
Quando acontecerá isto?

 
At 13:31, Blogger Virus said...

Eu dizia... mas não tardava muito apareciam por aí uns anónimos defensores dos animais a chamar-me de racista e imbecil e sei lá que mais...

 
At 22:28, Anonymous Anónimo said...

Mas alguma vez vai haver alguma reforma do Islão? Isso não passa de uma utopia. Aquela gente é assim há séculos e infelizmente será sempre assim. São intolerantes, facciosos e fanáticos. Enquanto que outras civilizações, povos e mesmo religiões evoluiram ao longo dos tempos, a civilização Islâmica parou na Idade Média e lá continuará.

 

Enviar um comentário

<< Home