Observatório da Jihad


21.8.06

O Irão prepara-se para a guerra

O exército iraniano testou ontem uma dezena de mísseis terra-terra, no deserto de Kashan. Os mísseis de tipo Saegheh têm um alcance máximo de 250 km.
Desde Sábado que o Irão efectua manobras militares de uma envergadura impressionante. Em seis províncias do país, helicópteros, blindados, tropas de infantaria foram mobilizados para aquilo que um general declarou ser uma resposta a uma ofensiva dos Estados Unidos e de Israel. Paranóia iraniana ou antecipação aos factos?

in Euronews

19 Comments:

At 23:18, Anonymous Anónimo said...

Antecipação dos factos.

 
At 01:47, Blogger Virus said...

Sem dúvida... mas deixem-me acrescentar que apesar de parecer muito impressionante, a qualidade não é lá grande coisa, e isso qualquer pessoa que esteja habituada a esses meios percebe o que estou a dizer, até porque a grande maioria do hardware que foi demonstrado é de origem americana.

Senão vejamos:
- Os helicópteros de ataque ao solo são os famosos e velhinhos Cobra, utilizados durante a guerra do Vietnam, ou seja são helicópteros com cerca de 30-40 anos de tecnologia. É certo que alguns me poderão dizer que os US ainda têm alguns desses helicópteros no activo e alguns ainda chegaram a ir para o Iraque...certo, mas há duas coisas a saber a)-são unidades de reserva e que aguardam a substituição dos mesmos pelos Apache, b)-são helicópteros de porte ligeiro/médio, ou seja nada que se compare aos Apache, ao Tiger (Europeu) ou a futurista (mas já no activo em algumas unidades especiais) do Comanche.

- Os helicópteros ligeiros de transporte de tropas (para incursões rápidas no terreno) são os velhinhos Huey, também do Vietnam e com 40-50 anos de tecnologia, ou seja, são bons e fiáveis, mas não são por aí além.

- Alguns Chinook, mas versões antigas, o que significa que a nível de software de vôo e capacidade de utilização ~tem algumas limitações a nível de metereologia e de vôo nocturno.

- Os carros de combate apresentados são todos tipo... dos carros de combate portugueses... Ou seja, já foram bons! Capacidade de tiro em movimento-Zero, capacidade de tiro nocturno-zero, capacidade de tiro guiado por computador-zero, capacidade de resistir e operar em locais sujeitos a ataques quimicos/biológicos e nucleares-zero, etc. e tal.

- Aviação, não foi mostrada... porque será? Será porque têm caças furtivos ultra-secretos? Ou será do Guaraná?

- Misseis? Muitos... Pontaria? Bom se fôr como os que fornecem ao Hezzbollah esqueçam lá isso... com a pontaria que têem metade ainda acerta em Teerão quando caírem!

- Homens? Imensos... mas quantos mais forem, e quanto mais juntinhos estiverem... melhor:).

- Capacidade nuclear? Bom... são loucos o suficiente para a utilizar se já dispuserem dela! Mas aí arriscam-se a serem "riscados do mapa", não pelos US, mas por Israel, que em caso de utilização de armamento quimico, biológico ou nuclear (mesmo que não directamente contra Israel) não hesitará muito em tomar a decisão de resolver a questão iraniana permanentemente.

Políticamente... à espaço para dúvidas! Militarmente... é uma questão de vontade! Já notaram no mapa onde é que está o Afeganistão e onde é que está o Iraque? Já notaram onde estão estacionadas as tropas norte-americanas?

 
At 12:05, Blogger Anthrax said...

Olhando, assim de repente, para o mapa do Irão pergunto-vos...

Não vinha mesmo a calhar construir ali um canal que ligasse o Mar Cáspio ao Golfo Pérsico? Sempre ficava melhor do que um buraco.

 
At 13:15, Blogger Virus said...

A mim parece-me viável... nada que uns engenheiros de demolições (os americanos até podiam contratar o Bin Laden que já tem experiência no ramo) não consigam fazer com meia dúzia de explosões...:)

 
At 10:54, Anonymous Anónimo said...

E que tal meio dúzia de explosões para fazer desaparecer o mal de todos que é Israel? Vírus a sua lógica é mesmo de crianças. Acho que é filho único que foi muito mimado pelos seus pais: tinha todos os brinquedos que queria, não é?

 
At 15:29, Blogger Anthrax said...

Caro anónimo,

V.Exa. não deve ser nem muito perspicaz nem muito inteligente mas, quanto a isso não se pode fazer muito.

Presumo que saiba (e se não souber, fica a saber), que os ataques pessoais são sintomáticos de várias coisas que, vão desde a falta de conhecimento à incapacidade argumentativa, passando por distúrbios psicológicos de natureza diversa.

«Prontos» fica a achega. E não agradeça porque eu gosto de ajudar o próximo sempre que posso.

 
At 15:38, Blogger Virus said...

Caro anónimo,

por acaso tenho uma irmã, 11 meses mais velha que eu... O meu pai era, e ainda é, um sovina do caraças (tipo Tio Patinhas) e foi fuzileiro nas OE em África durante a Guerra Colonial, só por aí os mimos que eu recebia de vez em quando eram um "calduços" quando me portava mal... Os meu brinquedos só os comecei a ter quando ganhava para os ter... porque o meu pai sempre me disse que não pagava os vícios e contas de ninguém, nem dos próprios filhos... E agora lá vou arranjando um dinheirito para ir comprando uns brinquedos...

Bom, como pode ver esta é a história da minha vida... não falhou por muito... ou seja, pelo menos acertou na parte de eu ter tido pais! E você? Qual é a história da sua vida? Também deve ser muito interessante... porque não partilha connosco?

O mal de todos não é Israel meu caro, o mal de todos é existirem pessoas no Ocidente que pensam como você... e que não vêem um palmo à frente do nariz... Quando abrirem os olhos já estão incrustados na parede, como os mosquitos se incrustam no pára-brisas do meu carro quando ando a 240-250 Km/H... sim porque eu não respeito os limites de velocidade, como a criança que sou...

 
At 16:53, Blogger Anthrax said...

Caro Vírus,

O menino está-se a esquecer mencionar aquela parte que, note-se, o marcou profundamente e que é a parte em que foi expulso de todas as aulas de Religião e Moral.

Daí que tivesse perdido a aula que versava sobre o tópico "Os animais são nossos amigos".

 
At 18:42, Blogger Virus said...

Eu gostavatanto dessas aulas que já nem me lembrava disso... de facto era um feito... acho que nesse ano fui o único a conseguir ser convidado a sair das aulas de RM. Aliás, se bem me lembro, e mais tarde vim a saber, com aquela professora (que pelo caminho diga-se que era uma excelente professora, só estava era na disciplina errada) até aquela data fui o único a quem aquilo aconteceu...

De facto pelos vistos já nessa data se via a importância e o valor que eu dou às coisas da Religião... no entanto não sou de extrema-esquerda!

 
At 19:06, Anonymous Anónimo said...

Agora entendo-o virus. Você foi maltratado na infância daí a não ter desenvolvido a sua inteligência suficientemente para ser perspicaz e saber argumentar sem dar nomes de animais às pessoas que são tão anónimas como você. Parece que só os que reflectem pouco são capazes de ser amigos incondicionais de Israel.

 
At 20:49, Blogger Anthrax said...

Ui!

Amigo Vírus, parece que o jovem anónimo ficou irritado com a cena dos mosquitos. É melhor trocar de animal mas, isto é só um conselho, o amigo obviamente fará o que entender.

Quanto à perspicácia, está confirmado. Não abunda por aquelas bandas. E quanto à inteligência, eu se fosse o amigo impunha um requisito mínimo de 110 para Q.I. caso contrário arrisca-se a caír num monólogo.

E já agora, amigo Vírus, caso queira dar trela ao jovem anónimo, pergunte à criaturinha quais são os 5 Estados Árabes que apoiaram Israel nesta última intervenção.

 
At 21:02, Anonymous Anónimo said...

acredite anthrax naquilo que queira, tal como a carta de Martin Luther King que sliver publicou - a "hoax" como dizem os ingleses.

 
At 21:37, Blogger Anthrax said...

Caro anónimo,

"Hoaxes" são pequenos homenzinhos verdes de olhos grandes e esbugalhados a passearem-se no meio da rua.

Em política internacional não há "hoaxes", há interesses e cada Estado defende-os da forma como lhe for mais conveniente de modo a assegurar a sua sobrevivência. Isso é um princípio básico da Ciência Política.

Outra coisa extremamente importante é; quando se fazem afirmações é melhor sustentá-las com factos e com um discurso lógico e coerente, caso contrário dificilmente alguém, com meio palmo de testa, poderá levá-lo a sério .

 
At 23:58, Blogger Virus said...

Caro anónimo,

não o chamei de mosquito, apenas comparei o nível de "esborrachamento" e necessidade de "desincrustação intensiva" do que nos pode vir a acontecer, com aquilo que acontece aos mosquitos (e outros) no pára-brisas do meu carrito... Se você assumiu que o chamei de mosquito é um problema seu, e se tem problemas para resolver posso dar-lhe o contacto do psiquiatra que me acompanhou nas sessões de recuperação dos maus-tratos infantis a que fui sujeito na infância... fez um excelente trabalho... de tal forma que até sei usar um computador!

Se os quiser resolver directamente comigo, e conforme já disse anteriormente a outro colega seu (ou se calhar até seria você) invertebrado que anda por aí é só pedir-mo claramente e volto a dizer-lhe o mesmo "ao vivo e a cores", começando por combinar um cafézinho consigo e dando-lhe de imediato o meu NIF, nº BI, nºs de telefone, matrícula e modelo do carro, moradas (em Portugal e no estrangeiro), nº de contas bancárias e bancos(para me fazer umas doações a favor das crianças maltratadas), e tudo o que você pedir...

Como já disse anteriormente falar atrás de um "anonymous" é fácil, venha ter comigo e vamos tomar um café... eu pago, porque pelo aspecto você deve precisar...

 
At 00:10, Blogger Virus said...

Já agora caro amigo, se sempre quiser ir tomar café comigo eu prometo-lhe por tudo o que há de mais sagrado que não levo nenhuma lata de Raid...e levo um saquito de sangue... :)

 
At 13:44, Anonymous Anónimo said...

vírus você leva o sangue para bebê-lo? não gosta de café?

 
At 16:32, Blogger Anthrax said...

Ó não, caro anónimo.

O vírus não leva saquinhos de sangue para o café. Ele morde logo e siga a marinha (e se não morder ele, morde o desgraçado do cão. Aquilo não é um cão! É um esfregão atómico).

 
At 16:39, Anonymous Anónimo said...

vocês os dois adoram-se não anthrax e virus? sempre a massagarem-se...

 
At 21:00, Blogger Virus said...

Estamos um para o outro como o Laurel está para o Hardy! :)

NOTA: Eu não bebo o sangue, eu entrenho-me nele e espalho-me como... um Vírus!!! ;)

 

Enviar um comentário

<< Home