Observatório da Jihad


11.2.07

A excisão é um problema islâmico?

Ao princípio não. A excisão é anterior ao Islão, existe em diversos meios culturais e religiosos e é motivada por diferentes razões. Mas só uma destas razões ganha actualmente importância. Todas as outras (ignorância, superstição, apego às tradições ancestrais) recuam perante o avanço da civilização, do conhecimento. Mas as pessoas que excisam porque o profeta Momé (alegadamente) expressamente o permite são cada vez mais numerosos a poderem referir-se às escrituras islâmicas, na medida em que progride a alfabetização e com ela o conhecimento das escrituras. Por isso as mutilações genitais femininas são cada vez mais um problema especificamente islâmico.
Sobre esta problemática ler o artigo de Thomas von der Osten-Sacken e Thomas Uwer,
Is Female Genital Mutilation an Islamic Problem?, publicado no Middle East Quarterly, Winter 2007 (tradução francesa).

Algumas pessoas gostam de colocar em causa Ayaan Hirsi Ali pretendendo ignorar que ela viveu o terror de ver os seus órgãos sexuais mutilados. A partir do sofá gostam de opinar sem saberem do que falam. Como bons ignorantes preferem o insulto ao conhecimento. Deixo também para esses, mas especialmente a todos os outros o documentário produzido pelo canal Arte. Apesar de estar em alemão as imagens sobre a prática da excisão são brutais e devem ser vistas por todos, incluindo os mais sensíveis. Milhões de crianças sofrem este terror anualmente!


1 Comments:

At 17:13, Anonymous Anónimo said...

a excisão masculina foi aprovada na medicina pq previne varias doenças que o homen podéra ter no aparelho reprodutivo/urinario masculino.
(procurem informação)
e não é nen nunca foi uma particularidade dos muçulmanos.

a mutilação genital feminina
é outra coisa E NÃO TEM NADA A VER COM O ISLÃO!!!
varios povos e tribos africanas e outras regiões tem esse velho pequeno habito que é anterior ao islão e predomina até hoje,
é um problema cultural, enraizado a seculos e que não tem nada a ver com o islão.
ESTE ACTO NÃO É MENCIONADO NO ALCORÃO JÁ QUE AS MULHERES SÃO PRESERVADAS E POSTAS NUM NIVEL ALTO NO VERDADEIRO ISLÃO. ESTE ACTO É PROIBIDO NO ISLÃO. Mas o que se pode fazer se as pessoas continuam com os seus velhos habitos e usam a desculpa de ser aprovado e encorajado pelo islão?!!!

 

Enviar um comentário

<< Home