Observatório da Jihad


4.9.06

Polícia investiga escola de mártires

A Polícia britânica está a investigar aquela que se suspeita ser a primeira ‘escola para mártires’ do Reino Unido. A escola, na região do Sussex, foi ontem alvo das buscas ligadas à detenção, em Londres, de 14 alegados terroristas que se preparavam para atentar contra um alvo “simbólico” na capital britânica.
Entre os detidos está Abu Abdullah, ex-‘braço-direito’ e sucessor do líder radical islâmico Abu Hamza al-Masri, que se encontra preso.A ‘escola para mártires’, situada num antigo convento isolado, foi selada pela Polícia antiterrorista, em virtude da sua alegada utilização para a formação e treino de terroristas. Segundo o jornal ‘News of the World’, jovens muçulmanos britânicos seriam ali treinados para perpetrar atentados bombistas, possivelmente contra estações ferroviárias e centros comerciais. Recorde-se que, em Fevereiro, a Polícia britânica anunciou ter descoberto provas relacionadas com a existência de campos de treino em território britânico, mas desconhecia a sua localização.A Scotland Yard confirmou que a operação policial efectuada na escola Jameah Islameah está relacionada com a detenção, na noite da passada sexta-feira, de 14 suspeitos em Londres, 12 dos quais num restaurante chinês. A Polícia continuou ontem a interrogar os suspeitos, que acredita terem visitado aquele alegado estabelecimento de formação de candidatos a terroristas mártires, e que estariam a preparar um ataque que “superaria os atentados de 7 de Julho” do ano passado. Entre os suspeitos detidos em Londres encontra-se Abu Abdullah, descrito como o sucessor do clérigo radical Abu Hamza e que tem protagonizado sucessivas controvérsias. Recentemente, afirmou que o presidente norte-americano, George W. Bush, é um “escalpe que precisa de ser tirado” e que “adoraria” matar soldados britânicos no Afeganistão. Abdullah, de 42 anos, é tido pela Polícia antiterrorista como uma figura-chave no alegado plano terrorista.

QUEM É ABDULLAH? O SUCESSOR
Abu Abdullah, de 42 anos, era o ‘número dois’ do famoso clérigo radical islâmico Abu Hamza al-Masri – conhecido como o ‘Capitão Gancho’ – e sucedeu-lhe como imã da mesquita de Finnsbury Park, em Londres. Hamza – recorde-se – foi condenado a sete anos de prisão por incitamento ao ódio racial e por ter apelado ao assassinato de judeus e outros não-muçulmanos.

‘ESCALPE’ DE BUSH
Abdullah esteve no centro de sucessivas polémicas como aquela despoletada depois de, há poucos dias, ter declarado que “adoraria” matar soldados britânicos no Afeganistão. Noutra ‘tirada’ em tom violento que ficou igualmente célebre, Abdullah considerou ser necessário tirar o “escalpe” ao presidente norte-americano, George W. Bush.

MADRID FALHA COMBATE A FINANCIAMENTO
A luta em Espanha contra o financiamento da al-Qaeda foi um fracasso devido a vários erros nas ‘listas negras’ de suspeitos cujas contas bancárias foram indevidamente bloqueadas, denunciou o ‘El País’. Segundo o jornal, as autoridades só conseguiram apreender definitivamente 83,75 euros dos 36 mil euros pertencentes a 97 suspeitos que viram a suas contas congeladas em Espanha entre 2001 e 2006 por alegada ligação à al-Qaeda. Um responsável policial atribuiu o problema aos “erros e dados parciais e insuficientes” nas listas de suspeitos.

in Correio da Manhã