Observatório da Jihad


4.9.06

Morreram pelo Ocidente e pela Liberdade

por Miguel Castelo Branco
in Combustões

Se há coisa que me tem espantado ao longo dos últimos três anos, essa é, sem dúvida, a capacidade de sacrifício, abnegação e coragem exibida pelos muitos milhares de soldados ocidentais envolvidos nas guerras anti-terroristas que têm lugar no Afeganistão e Iraque. Habituados a ouvir e repetir ad nauseam os argumentos dos cultores da "decadência" do Ocidente - emasculação, drogadização, sibaritização - não podemos deixar de nos espantar pela repetida impugnação dessas patranhas. Os soldados do Ocidente - norte-americanos, canadianos, australianos e britânicos - têm arrostado enormes dificuldades, mas têm-se saído bem. Provas? A violência no Iraque está em fase descendente, os talibãs estão a ser empurrados metro a metro para os seus covis nas montanhas, a vida económica e social vai-se lentamente reconstituindo e até já funcionam governos representativos. Foi-nos inculcado durante décadas que "uma guerra de guerrilhas não pode ser ganha". É uma mentira que deve ser invertida: "pode uma guerrilha vencer uma guerra ?". A resposta é, novamente, negativa. As guerrilhas são derrotadas sempre que o clima em que germinam sofrer alterações que matem a fonte da violência armada. Ora, mau grado tudo o que de terrível tem acontecido nos últimos três anos, os povos do Iraque e Afeganistão são hoje muito mais livres e responsáveis que antes das guerras que derrotaram os talibãs e Saddam Hussein. Têm, pelo menos, leis, constituições, tribunais civis, imprensa livre, direitos de reunião e associação e parlamentos eleitos. Graças a quem ? Aos militares ocidentais.

4 Comments:

At 08:47, Anonymous Anónimo said...

La deserción de Zapatero.......

 
At 12:49, Blogger Virus said...

Não esqueçamos que também houve, e há, portugueses, espanhóis, italianos, franceses e alemães no meio de todos os que por aí andam...

Devo discordar, no entanto, sobre a diminuição da violência no Iraque, quando os números apontam para outra coisa... no entanto o recrudescimento da violência no Iraque não deve ser visto de forma totalmente negativa, mas sim noutra perspectiva...

Na de que os grupos terroristas no Iraque e Afeganistão ao assistirem a uma cada vez maior liberdade e retorno à normalidade das populações (situações totalmente incompatíveis com um desenvolvimento a uma guerra de guerrilha por falta de apoios locais) optaram por tornar essas populações civis, que apenas querem a paz, em alvos prioritários por forma a castigá-las e a incitar à violência étnica e tribal, que poderá levar à guerra civil, o que teria como consequência o fatal aumento da violência no geral. É o lema do "DIVIDE AND CONQUER" ou "DIVIDIR PARA CONQUISTAR".

O facto de as populações civis, ou as polícias civis locais, serem os maiores alvos deve-se ao facto de estes serem os chamados "soft targets", ou seja, têem pouca capacidade de reacção e de subsistir perante um ataque inesperado por mais mal organizado que ele seja, logo levará inevitávelmente a maiores baixas (=+ espectáculo) e menor possibilidade de oposição (=- baixas para os atacantes).

No meio disto pergunto eu: "corajosos defensores do Islão e da liberdade?" Qual é a coragem que há em atacar uma escola com crianças, ou um mercado com mães, avós e filhos que procuram comprar os alimentos que precisam para viver?

Já repararam que os ataques à forças multinacionais, e militares locais têem vindo, esses sim, a reduzir? Sinal de uma maior preparação e predisposição (combat readiness) dessas forças para "combater" e confrontar esse tipo de ataques, o que acaba por torná-los em alvos menos apetecíveis e demasiado perigosos!

 
At 22:53, Anonymous Anónimo said...

váo acreditando nas fantasias... já agora sliver e os seus amigos podiam emigrar para o afeganistão e viver em plena liberdade...

 
At 00:15, Blogger Virus said...

TCHAN TCHAN TCHAN!!! O Tico e o Teco voltam a atacar... com a sua imensa sapiciência militar e geo-estratégica... é sempre uma lufada de ar fresco!

 

Enviar um comentário

<< Home