Observatório da Jihad


24.7.06

Pallywood: Silêncio, câmaras, acção!

A propaganda mediática palestiniana

Depois da primeira Intifada e sobretudo durante a segunda, os palestinianos torna-ram-se especialistas na guerra mediática: é preciso ser-se visto, ser-se entendido, como uma vítima para ganhar o apoio da comunidade internacional.
Um avião telecomandado do exército israelita, filmou pela primeira vez, uma repetição que teve lugar todas as noites, durante uma semana, em Gaza. O nome da peça de teatro: «Faz de morto e cala-te». Sucesso garantido.
Acaba de nascer uma nova indústria de cinema: Pallywood (1). Em Gaza, os palestinianos aprendem a comportar-se em frente às câmaras.
A encenação é a seguinte: deitar-se por terra e fingir-se morto, cada vez que ecoarem tiros, para que as câmaras de televisão os tomem por vítimas.
Nestas imagens, obtidas pelo avião não-pilotado, vemos um homem a pedir a várias pessoas para efectuarem uma repetição geral. Outro homem dá instruções aos palestinianos.
Este truque mediático visa fazer crer que as operações israelitas fazem um grande número de vítimas.


Clique, para ver o vídeo. - No site d’Infolive.tv

--------------------------
[1] Inventado pelo professor americano,
Richard Landes, o termo "Pallywood", contracção de Palestina e Hollywood, «caracteriza a encenação de incidentes, por jornalistas palestinianos, com o objectivo de apresentar os palestinianos como vítimas infelizes da agressão israelita. O esforço nesse sentido é coroado de sucesso graças à credibilidade da imprensa ocidental e ao entusiasmo com que mostra estas imagens, que reforça a percepção dos palestinianos como os modernos David que lutam valentemente contra o todo-poderoso Golias israelita» (definição extraída do site do Prof. R. Landes, Second Draft.).

2 Comments:

At 23:15, Blogger Diogo said...

«Um avião telecomandado do exército israelita, filmou pela primeira vez, uma repetição que teve lugar todas as noites, durante uma semana, em Gaza.»

Como é que se sabe que o espectáculo teve lugar durante todas as noites, durante uma semana? Se houve repetições «todas as noites durante uma semana» porque é que não filmaram o “take” seguinte?

«Pallywood» ou desinformação daqueles que a gente sabe?

Quero uma resposta inteligente. Tem a palavra a Elise.

 
At 12:28, Blogger Diogo said...

«Um avião telecomandado do exército israelita, filmou pela primeira vez, uma repetição que teve lugar todas as noites, durante uma semana, em Gaza.»

E para quê repeti-lo todas as noites?

 

Enviar um comentário

<< Home